Fundação Maçônica Educacional - FME

Notícias

A+ A- imprimir voltar

28/06/2018

CERIMÔNIA DE FORMATURA DA SEGUNDA TURMA DE 2018 - CENTRO DA JUVENTUDE RUBEM BERTA


 

Centro da Juventude Rubem Berta forma segunda turma de jovens profissionais

Publicação: 28/06/2018 às 20h56min

POR MELINA FERNANDES

Foi nesta quinta-feira, 28, que seu Claudinei Soares Pereira realizou o sonho de ver as duas filhas se formarem num curso profissional. Emocionado, o ajudante de caminhão conta que é pai solteiro e criou as meninas sozinho desde pequenas. Feliz com a conquista de Shirlei e Sheila, jovens atendidas pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD), ele afirma que a esperança dele num mundo melhor está na juventude. 

“Hoje eu sou o pai-mãe mais feliz do mundo. Eu quero ser um pedacinho da transformação que a gente espera na vida das pessoas e acho que eu e minhas filhas estamos fazendo a nossa parte. Eu acredito na mudança, acredito que são os jovens que irão fazer essa mudança, e o Centro da Juventude faz exatamente isso: aproxima famílias e permite que os jovens assumam esse papel e essa responsabilidade”, afirma. 

O sorriso no rosto das jovens são a comprovação das palavras do pai. Sheila, de 22, e Shirlei, de 24, se formaram no curso de gastronomia. “Vai fazer muita diferença para mim no mundo do trabalho. Porque sem estudo a gente não consegue conquistar nossos sonhos. Estudando eu sei que vou longe”, diz a caçula. “Todas essas oportunidades podem ser insignificantes para a maioria das pessoas, mas para nós é a garantia de um futuro melhor. O CJ abre portas para os jovens das comunidades, jovens que têm potencial”, completa a primogênita. 

As irmãs estão no grupo de 133 jovens da segunda turma de formandos do Centro da Juventude Rubem Berta, do POD. Na tarde desta quinta-feira, 28, foram entregues os diplomas dos cursos profissionalizantes de Gastronomia, Informática e Customização de Roupas. Também foram entregues os certificados para quem fez as oficinas de Dança e DIPP. A formatura contou com a presença dos familiares, amigos dos jovens e de representantes dos outros Centros da Juventude do POD. 

A coordenadora do eixo sócio-profissional do CJ, Rita Salaberry, ressalta que ver cada nova turma se formar nada mais é do que a realização de todos no Centro da Juventude: jovens, educadores, coordenadores, gestores. “É para isso que estamos aqui, estamos aqui por eles. E não tem alegria maior do que ver o brilho nos olhos deles, que estão realizando seus sonhos. Isso é o CJ, esse é o nosso objetivo, a razão do nosso trabalho”, destaca. 

O diretor do Departamento de Políticas para a Juventude da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Ricardo Bassi, elogia o esforço dos jovens ao concluírem essa importante etapa. “O objetivo do POD é melhorar a qualidade de vida desses jovens ao criar oportunidades para eles. Quando eles agarram essas oportunidades e tomam as rédeas de suas vidas, assumem esse protagonismo, estamos atingindo essa meta. E eles estão mudando não apenas as próprias histórias, mas de suas famílias, de suas comunidades e construindo um mundo melhor, promovendo a cultura da paz”, conclui.  

CJ Rubem Berta - O Centro da Juventude Rubem Berta é gerido pela Fundação Maçônica Educacional e funciona dentro do Vida Centro Humanístico (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132), em Porto Alegre. O CJ oferece cursos profissionalizantes, reforço escolar, atividades educacionais e oficinas de artes, cultura e esportes gratuitas para jovens com idades entre 15 e 24 anos, moradores do território Rubem Berta. As inscrições para os cursos estão permanentemente abertas. Basta ir ao local com documento de identificação e comprovante de endereço. Se estiver estudando, também é importante levar o comprovante de escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Outras informações pelos telefones (51) 3013-7138, 3024-5324 ou 2261. 

É um dos 6 Centros da Juventude do POD. Saiba mais em pod.rs.gov.br 

Fonte: MELINA FERNANDES - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho,Justiça e Direitos Humanos



voltar
FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL
Avenida Praia de Belas, n. 560
Praia de Belas, CEP 90110-000
Porto Alegre, RS
(51) 3061-5090
www.fme.org.br

Rua Antonio Ribeiro, n. 350
Santo Antônio, CEP 90660-230
Porto Alegre, RS

i94.Co™