Fundação Maçônica Educacional - FME

Notícias

A+ A- imprimir voltar

04/05/2018

INFORMATIVO NEWSLETTER DO DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE DO RS- ABRIL/2018


O Departamento de Políticas para a Juventude é um órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Rio grande do Sul. Sua atuação tem por objetivo desenvolver e fortalecer políticas públicas no Estado que promovam qualidade de vida e protagonismo juvenil.
Confira as principais ações desenvolvidas no mês de abril:
Programa de Oportunidades e Diretos
no Jornal do Almoço
 

No dia 4 de abril, o Jornal do Almoço fez uma matéria sobre os Centros de Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), projeto do Governo do Rio Grande do Sul em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que está ajudando a transformar a vida de quase dois mil jovens da periferia de Porto Alegre, Alvorada e Viamão.

Confira o vídeo no link: https://goo.gl/DQFMHy

 
Evento Social do POD
 

No dia 18 de abril, aconteceu a Social do POD no Centro de Treinamento e Sede Campestre do Banrisul. O evento reuniu 400 jovens dos Centros da Juventude da Cruzeiro, da Lomba do Pinheiro, da Restinga, do Rubem Berta, de Alvorada e de Viamão. 

O tema do evento era Saúde e Preservação da Vida e durante todo o dia, foram realizados debates, rodas de conversa sobre saúde mental, dependência química, saúde bucal, sexualidade e prevenção às DSTs, nutrição, educação ambiental e desenvolvidas atividades educativas, de integração e esportivas, apresentações artísticas e momentos de lazer. 

Na cerimônia de aberta a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, ressaltou exatamente esse protagonismo dos jovens na construção de uma sociedade melhor. “Vocês são a alma, são a essência do POD. São vocês que executam esse programa, vocês que participam e que garantem esse sucesso. E nos mostram que investir na juventude é mais do que uma obrigação do governo, é a chave para o desenvolvimento. Porque são vocês que vão fazer o Rio Grande do Sul crescer e ser um estado melhor, mais justo, com mais oportunidades no futuro”.

Confira o vídeo no link: https://goo.gl/rtQzuK

 
Formaturas nos Centros da Juventude
Viamão e Cruzeiro
 

Nesse último mês, o Centro da Juventude Viamão formou sua primeira turma de 72 jovens, que receberam seus diplomas do curso de Assistente Administrativo e do curso em Beleza e Estética. 
Matéria: https://goo.gl/orvK1J

Já o Centro da Juventude Cruzeiro, formou sua segunda turma. Foram 44 diplomas distribuídos do curso de Culinária e mais outros 31 de Cabeleireiro - Nível Básico.
Matéria: https://goo.gl/TFrvK1
 
Os Centros da Juventude fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 
Projeto Sine na Escola
 

Ampliar a atuação do projeto Sine na Escola nas ações desenvolvidas pelo Departamento de Políticas para a Juventude foi o tema abordado na reunião ocorrida no dia 5 de abril, na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A ideia é que as atividades do Sine na Escola, como palestras e orientação, sejam realizadas juntamente com as ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) e nos Centros da Juventude.

Matéria: https://goo.gl/ufr4LQ

Fonte: Informativo DPJ do RS- SDSTJDH



voltar
FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL
Avenida Praia de Belas, n. 560
Praia de Belas, CEP 90110-000
Porto Alegre, RS
(51) 3061-5090
www.fme.org.br

Rua Antonio Ribeiro, n. 350
Santo Antônio, CEP 90660-230
Porto Alegre, RS

i94.Co™