Fundação Maçônica Educacional - FME

Notícias

A+ A- imprimir voltar

16/12/2020

Palavras do Presidente


No ano de 2020, buscamos nos firmar como uma Fundação profissional e responsável, pronta para atender à sociedade e seus diversos setores Públicos e Privados. Trabalhamos intensamente para promover melhorias e adequações, reformulações e ampliação dos modelos de gestão e de captação de recursos financeiros.

Iniciamos o ano com um planejamento ambicioso, agregando programas sociais e projetos em nosso planejamento, na busca de desenvolvermos um trabalho focado e direcionado para crescimento e fortalecimento da nossa FME.

No entanto, lembrando o poeta Carlos Carlos Drummond de Andrade “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho” fomos surpreendidos pela pandemia da COVID-19 com impactos avassaladores na vida de todos nós, levando a um repensar de valores e um replanejamento e adaptações, externas e internas, a fim de concentrar nossas energias em minimizar os efeitos que essa pandemia ocasionou na vida das pessoas mais necessitadas.

Toda ação de controle exige gastos orçamentários, às vezes inviáveis em determinado momento, mas, um replanejamento nos investimentos e mudanças de objetivos nos permitiu avançar na execução e no desenvolvimento de atividades em nossa missão de “Promover ações para o enfretamento da pandemia da COVID-19” em atendimento às necessidades da sociedade.

Importante lembrar que as ações de enfrentamento da pandemia promovidas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal trouxeram várias imposições, entre elas a suspensão de atividades púbicas, cursos, etc. o que impossibilitou a realização dos programas sociais e projetos  programados para o ano de 2020.

Aproveitamos esse tempo de isolamento para repensar a nossa FME e nos adequarmos aos novos tempos: realizamos nossa primeira Assembleia Virtual e descobrimos um universo de infinitas possibilidades com a ferramenta Internet.

Promovemos o encontro de três grandes potências maçônicas: Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Grande Oriente do Brasil – Rio Grande do Sul e Grande Oriente do Rio Grande do Sul, congregadas em na realização da campanha: “Ação Solidária a fome não pode esperar”.

Fruto dessa ação, em parceria com a Fundação São João, organizamos a Live União e Solidariedade - Juntos e de Mãos Dadas, um mega evento com grandes nomes da cultura gaúcha.

Trabalhamos arduamente para a obtenção e renovação das certificações de Utilidade Pública Estadual, Atestado de Pleno e Regular Funcionamento, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e certidões municipais, estaduais e federais.

Como mencionado anteriormente, realizamos nossa primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO), em 05/08/2020 para aprovação dos resultados de 2019 e previsão orçamentária de 2020.

Nesse ponto cabe destacar que a FME presta contas de todas as suas ações, anualmente, ao Ministério Público das Fundações que, após avaliação minuciosa, emite sua aprovação.  Até a data de hoje, todas as prestações de conta foram aprovadas sem ressalvas. 

Como mantemos uma política de transparência, esses documentos, bem como nossos certificados estão disponíveis para consulta em nosso site.

Apesar da pandemia, vamos caminhando lentamente e realizando, dentro das nossas possibilidades, ações dos programas e projetos possíveis, dentre os quais merecem destaque:

O Programa Social Português para Estrangeiros – Aproximando Pessoas - 2ª edição – contemplado pelo Fundo de Desenvolvimento Social 2020 do Sicredi, em parceria com a UERGS;

Programa Família Haitianos – com acolhimento e distribuição de alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza atendendo mais de 150 famílias nas dependências do Vida Centro Humanístico; e

 Programa Juventude Assistida no município de Venâncio Aires, em parceria com a escola Crescer. Todas as atividades realizadas atendem o protocolo de recomendações de higiene, saúde e distanciamento. 

 

Também estamos trabalhando para a renovação da nossa identidade visual no site, facebook e instagram da FME: site, facebook e instagram a fim de disponibilizar um espaço mais dinâmico e útil.

Enfim, foi outro ano cheio de desafios e conquistas, do qual estamos mais uma vez gratos ao comprometimento de cada colaborador de nossa Fundação, pelo empenho e zelo em suas atividades.

Agradecemos, também, aos nossos Coordenadores de projetos e parceiros, a toda equipe da Gestão da FME e a todos os Membros do nosso Conselho Administrativo e Fiscal pela confiança, apoio, dedicação e suporte. Com a ajuda de todos vocês, fazemos a cada dia uma Fundação mais forte e sustentável!

Sabemos que os desafios não param e, sem pretender adiantar o próximo relatório, sabemos que 2021 será um ano de desafios tão profundos em nossa sociedade, para o qual a Fundação Maçônica Educacional – FME e seus colaboradores estarão preparados e prontos para agir.

 

José Nivaldo Brissuella Brum

Presidente FME



voltar
FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL
Avenida Praia de Belas, n. 560
Praia de Belas, CEP 90110-000
Porto Alegre, RS
(51) 3061-5090
www.fme.org.br

Av. Baltazar de Oliveira Garcia, n. 2132
Área 9 (dentro do Vida Centro Humanístico)

i94.Co™