Fundação Maçônica Educacional - FME

Notícias

A+ A- imprimir voltar

30/07/2019

SARAU LITERÁRIO DA SMED NO RUBEM BERTA REUNE 45 JOVENS


Como parte da política de incentivo à leitura, a biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou o Sarau Literário no Centro da Juventude (CJ) Rubem Berta nesta segunda-feira, 29. Ao todo, compareceram 45 jovens, de diferentes escolas. O encontro promoveu a declamação de poemas e momentos musicais. No fim do encontro, através de iniciativa do projeto Livro Andarilho, foram doados à instituição 60 livros.

O sarau priorizou poemas de autoras como Florbela Espanca e Bernadete Saidelles, mostrando a diversidade oferecida pela literatura. Já a parte musical ficou a cargo do acordeonista Roque Pedro Isotton, acadêmico de música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), e do grupo musical CJ Rubem Berta. O repertório teve desde músicas pop até canções nativas.

Para algumas crianças, o sarau significou a primeira experiência em um evento com foco artístico. Um desses jovens foi Pierre Ribeiro, de 12 anos, que descreveu a atividade com entusiasmo. “Eu gostei muito porque nunca tinha ouvido esse tipo de música e histórias assim. Quero que tenha mais vezes”, comenta o garoto.

Segundo a coordenadora do programa Redes pela Leitura da Smed, Cristina Rolim Wolffenbüttel, a iniciativa busca atingir não apenas alunos da rede municipal de ensino, mas também toda a população de Porto Alegre e a visita ao Centro da Juventude Rubem Berta representa essa proposta. “Estamos ampliando nossa política de leitura para que possa ir ao encontro de jovens e proporcionar atividades culturais e educativas para cada vez mais pessoas”, completa.

O Centro da Juventude Rubem Berta está localizado no Vida Centro Humanístico, local que reúne ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura. O espaço é mantido pela Fundação Maçônica Educacional, integrando o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), política pública gerida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Redes pela Leitura reúne diferentes projetos vinculados à política de leitura da Smed. Algumas iniciativas são o Livro Andarilho, que tem como objetivo espalhar livros pela cidade; o Adote um Escritor, que promove encontros entre escritores e estudantes da rede municipal de ensino; e o Elefante Letrado, plataforma digital para desenvolver o hábito da leitura.

voltar
FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL
Avenida Praia de Belas, n. 560
Praia de Belas, CEP 90110-000
Porto Alegre, RS
(51) 3061-5090
www.fme.org.br

Rua Antonio Ribeiro, n. 350
Santo Antônio, CEP 90660-230
Porto Alegre, RS

i94.Co™