A Fundação Maçônica Educacional - FME, entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, que presta Assistência Social, e que possui caráter Filosófico, Cultural, sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre, RS, registrada no 1º Tabelionato de Porto Alegre, RS, no livro 129-A, à fl.40 - foi instituída pela Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul em 05 de abril de 1983, com o objetivo de propugnar pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino de 1º e 2º graus e do Ensino Técnico Profissional, bem como a mantença de estabelecimentos de ensino e educação, e desenvolver projetos de ensino, pesquisas e treinamento, contribuindo para o desenvolvimento e prática da solidariedade humana, promovendo o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem, incentivando a mobilização de recursos particulares e públicos, para a sua efetiva realização e dentro dos princípios que norteiam a Instituição Maçônica.

Inspirada nos princípios da Maçonaria e tendo em vista a ordem jurídica vigente, a FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL – FME atua nas seguintes áreas:

• Educação, Cultura e Formação;

• Expansão;

• Relações com a Sociedade; 

• Solidariedade.

MISSÃO

A FME, entidade Educacional e Cultural Laica, Filantrópica e Beneficente, busca promover a Educação e Formação do Indivíduo, do Cidadão e da Família, em todos os níveis, no intuito da conquista do Progresso, Dignidade e Valorização dos Princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

VISÃO

Ser uma Instituição Educacional de Referência, reconhecida pela sociedade por seus valores éticos, morais e educacionais no desempenho da sua missão, que promove ações educativas e sociais a fim de proporcionar condições para que as pessoas resgatem seus valores, sua autoestima e sejam agentes de transformação de suas vidas.

VALORES

Educação Laica; Cultura; Filantropia e Solidariedade; Liberdade, Igualdade e Fraternidade; Cidadania; Excelência; Integridade; Sustentabilidade; Transformação; Diversidade; e Criatividade.

ALGUNS PROJETOS REALIZADOS:

Programa “Melhor Idade – UERGS - Proposição de cursos gratuitos de extensão para a família maçônica e comunidade, a fim de proporcionar uma oportunidade de elevação de escolaridade, aumento da auto estima dos idosos. Abrange todos os municípios onde a UERGS está instalada.

Juventude Assistida – Drogas Nunca. Educação e Profissionalização Sempre! - Usando ferramentas de interação com os jovens como teatro, palestras, shows, competições esportivas e concursos de redação, o projeto Juventude Assistida já tem grandes histórias de sucesso para contar nos municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Morro Redondo, Venâncio Ayres, Porto Alegre, entre outros.

Dia da Solidariedade – Um dia inteiro com atividades voltadas às comunidades carentes. Ações de solidariedade planejadas para ocorrerem em datas especiais como Dia da Filantropia e Ação Solidária. Esse projeto é o exercício da cidadania da Família Maçônica.

Natal 1000 - Doação de brinquedos e donativos que estimulem a criatividade e a paz entre nossas crianças. Esta ação atinge um número de 1000 crianças beneficiadas/ano.

Sonho de Liberdade – Quatro Edições - esse projeto permitiu aos detentos do sistema prisional uma qualificação profissional, buscando a sua reintegração social, reduzindo, assim, substancialmente, a reincidência das mesmas e a sua reinserção no mercado de trabalho. Em quatro edições foram contemplados os Presídios Femininos: de Porto Alegre, Guaíba e Torres e Masculinos de Charqueadas, Passo Fundo e Porto Alegre (semiaberto). AO TODO FORAM CONTEMPLADOS COM CURSOS PROFISSIONALIZANTES MAIS DE 700 DETENTOS DO SISTEMA PRISIONAL FECHADO E SEMIABERTO.

 Projeto Artístico e Cultural Luis Arias – Exposição de Pintura – Este projeto objetivou promover e divulgar a produção artística internacional; e garantir o acesso democrático aos bens culturais, familiarizando os visitantes com o universo das artes visuais.

Centro da Juventude Rubem Berta - Tratou-se de uma proposta para a implantação, manutenção e a institucionalização de um Centro da Juventude no Território Rubem Berta, em Porto Alegre, onde foram contemplados adolescentes e jovens, de 15 a 24 anos, anualmente, em situação de vulnerabilidade social. Foram contemplados no Ano I de execução 738 jovens e no Ano II 634, totalizando 1372 jovens atendidos no Programa de Oportunidades e Direitos do CJRB, SUPERANDO A META ESTIPULADA DE 1350 JOVENS.ESSE CONVÊNIO FOI ENCERRADO EM OUTUBRO DE 2019.

Gestão 2021/2022 

PRESIDENTE:

Carlos Adriano Duarte Medeiros

VICE-PRESIDENTE:

José Carlos Rossetto

SECRETÁRIO:

Maicom Freitas Menegotti

TESOUREIRO:

Jonas Rogério da Silva

EQUIPE TÉCNICA:

Edson Felix dos Santos - Gestor Educacional

Rita de Cássia Salaberry L. Denis - Gestora de Projetos

CONSELHO ADMINISTRATIVO:

Rui Silvio Stragliotto

Romaldo dos Santos Duarte

Rubens Ricardo Barreto

Antônio Gilson de Brum

Leodir Marcos Zanoni

Emílio Gerônimo Nóbile Franco

CONSELHO FISCAL:

Paulo Marciano Leal de Aragão

Zelir Zanchet

Jorge Augusto Pinheiro de Faria Corrêa

Rita de Cássia Salaberry L. Denis

Rui Saul da Silva